16 Jan
16Jan

Eu posso dar bons conselhos para quem deseja escrever ou já escreve.

Se você está aqui, é porque se interessa por escrita e Literatura. Agradeço sua leitura e deixo aqui nove bons conselhos, de quem já caminhou um pouco e aprendeu com os erros.

Sim, isso porque escrevo muito. Desde os doze anos me aventuro nesse universo e me autorizei, há algum tempo, a ser escritora. 

Começo dizendo que escrever requer:

1. Determinação e Disciplina

Ler e estudar ajuda a escrever mais e melhor. Não adie sua escrita! Escreva diariamente, mesmo que sejam pequenos textos ou versos. Essa rotina deixará sua escrita consistente e madura.

2. Calma

Não tenha pressa: cuide de cada projeto literário com o carinho que ele merece. O leitor percebe o cuidado e o carinho envolvidos ao ler um texto ou um livro. Isso fideliza. Use a máxima: Devagar e Sempre.

3. Humildade

Aprenda com as pessoas, muitas têm boa vontade e querem contribuir. Não recuse ajuda se precisar. Faça cursos, oficinas, peça que leiam os seus textos. Revise e aceite sugestões se estas forem pertinentes. Não deixe jamais de contratar uma leitura crítica.

4. Tempo

O tempo vale muito, portanto, valorize seu trabalho e não diminua a importância do seu ofício. Aquilo que você escreve é resultado de muitas horas de dedicação em que você priorizou a palavra.

5. Coragem e Resistência

Não engavete o que você escreve por medo do julgamento. Não desista nos primeiros rascunhos e nem jogue seus textos fora achando que são ruins. O NÃO nós já temos, busque o SIM.

6. Organização

Organizar sua produção literária otimiza o trabalho. Digite seus textos, crie pastas e os organize de uma vez por todas! Eu recomendo o uso do Google Drive. A organização facilita a sua vida na hora de se inscrever para concursos e chamadas de originais.

7. Autoconfiança

Não espere a validação do outro ou o reconhecimento de prêmios para assumir a sua escrita. Você é escritora a partir do instante em que escreve com propósito. Não é uma publicação, opinião ou resultado que definirá isso.

8. Tomadas de Decisões

Não se precipite, seja na criação de uma história ou personagem, seja na assinatura de um contrato ou parceria. Avalie cada ponto, reveja e se questione. Não decida nada no calor da emoção. Seja assertiva. 

9. Parcerias

Ande com quem te inspira, apoia e contribui para o seu crescimento. Escolha quem você quer por perto: quem não soma pode até atrapalhar! Esteja ao lado de pessoas que respeitam o seu trabalho e caminhe coletivamente.

Espero que tenha ajudado e acompanhe meus posts para conteúdos bacanas. Você já deve ter entendido que andar junto pode nos levar longe, mesmo que mais devagar. 


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.